BLOQUEIO MENTAL?

  • by

Você está no trabalho e uma nova tarefa lhe foi passada. A tarefa está de acordo com as suas habilidades, mas, por algum motivo, você não consegue descobrir como realizá-la, apesar de pensar exaustivamente. Isso pode ser produto de um bloqueio mental que te impede de achar a resposta. De fato, bloqueios mentais são conjuntos de ideias ou conceitos que, conscientemente ou não, consideramos como verdades inquestionáveis, limitando e prejudicando a nossa percepção da realidade.
Os bloqueios mentais podem ter várias origens: no costume de fazer algo de determinada forma, relutando em tentar algo diferente por já estar acostumado a fazer assim ou por medo de errar; na especialização excessiva em determinada área de conhecimento, ignorando completamente que as respostas podem ser encontradas em outras áreas; no julgamento de ideias antes do seu desenvolvimento completo; ou mesmo em um chefe ou mentor que corta a sua criatividade.

Uma vez identificada a origem do bloqueio, a próxima etapa consiste em achar formas de eliminá-lo, o que varia de caso a caso. Os bloqueios mentais são verdades que consideramos inquestionáveis, então livrar-se deles é um processo contínuo e geralmente lento. Um dos segredos está em não desistir e manter a mente aberta para novas ideias! Além disso é sempre importante ressaltar que o processo psicológico humano é complexo e dependente de diversos fatores: ambientais, sociais, nutricionais e fisiológicos do indivíduo.

Por fim, lembre-se: o tempo é apenas uma escala. (Biaggio, 1978). Ele age severamente nas diversas fases da vida humana e mansamente para todos aqueles que entendem a lógica do existir. Portanto, a única diferença do tempo de uma pessoa feliz para a infeliz são as variáveis internas e externas que afetam cada pessoa.

Marcello Menezes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *